Evite e solucione problemas no canteiro de obras

Publicado: 2016-06-23 14:44:49 3 Comentários Gerenciamento de Obras,Mobilidade,Segurança,Construção

Há tempos as construtoras têm buscado alternativas eficientes para evitar problemas,  interrupções e atrasos nos canteiros de obras, visando reduzir o impacto financeiro e o tempo de construção. Na grande maioria das obras, o improviso e a desordem são fatores que causam acidentes, geram altos custos e atrasam o prazo de entrega. A seguir, veja maneiras de solucionar os diversos problemas que podem ocorrer no dia a dia de um canteiro.

Faça um bom planejamento da obra

Antes das obras serem iniciadas, discuta com engenheiros, arquitetos e empreiteiros sobre os possíveis problemas que poderão ser gerados futuramente e suas prováveis soluções, de modo que não interfiram no prazo de entrega. Além disso, um plano de gestão deve ser definido. Nele, devem ser descritos o controle, a organização e a programação de todo o trabalho a ser feito no canteiro de obras.

Já o cronograma físico-financeiro mostra uma linha do tempo com todas as etapas envolvidas na construção, onde os gestores poderão verificar as etapas que ainda estão sendo operadas no canteiro e as que já foram finalizadas. Dessa forma, as paralizações e outros problemas serão evitados.

Selecione a equipe e ofereça treinamento

Uma das formas de evitar acidentes no canteiro de obras é contratar uma equipe qualificada, experiente e que trabalhe com responsabilidade. Antes das obras iniciarem, verifique o histórico da empreiteira e prefira trabalhadores que já atuaram em obras similares. A construtora também deve fazer investimentos em treinamentos para os funcionários. O programa 5s, por exemplo, os orienta sobre como posicionar os equipamentos no local correto. E para manusearem equipamentos modernos de forma adequada, é necessária a capacitação.

Preze pela organização do canteiro

Quando o canteiro não é organizado, há problemas como perda de materiais e exposição de operários a riscos de acidentes. Por isso, é importante mantê-lo sempre limpo e organizado. Dessa forma, o trabalho é otimizado, as distâncias entre o estoque são reduzidas, os materiais são empregados corretamente e as fatores de risco são reduzidos. É essencial que os empreiteiros e gestores utilizem capacetes, luvas, calçados de segurança, máscaras descartáveis e óculos para não sofrerem riscos de acidentes.

Invista em sinalização

Para a organização correta do canteiro, invista em sinalização. Caso aconteça alguma emergência, ela auxilia e melhora a circulação de pessoas, evitando acidentes. A construção deve ter cartazes, placas e adesivos sinalizando os locais onde podem acontecer quedas de materiais e identificação de espaços que contenham substâncias nocivas à saúde. Lembre-se de criar e identificar vias de acesso para a circulação de veículos e equipamentos.

Preze pelo bom relacionamento com fornecedores e parceiros

Quando há um conflito entre as partes – empreiteira e a construtora, por exemplo – pode haver paralisações na obra e rompimento de contratos. Isso geralmente ocorre devido à demora nos prazos de entrega e a falta de qualidade dos serviços prestados, gerando desconforto entre as equipes. A maneira mais viável para solucionar esses problemas é ter um bom diálogo entre os envolvidos, a fim de definirem uma solução antes de recorrerem ao judiciário.

Tenha cuidado com as instalações elétricas

Para evitar acidentes na obra, o trabalho com instalações elétricas deve ser feito somente por um profissional qualificado e com a supervisão de um empreiteiro que seja legalmente habilitado para essa função. Proteja o quadro de força principal, tomadas e comandos contra intempéries. Aterre estruturas e carcaças de equipamentos elétricos e utilize o plugue e a tomada para ligar máquinas e equipamentos elétricos móveis. Evite o uso de dispositivos improvisados, pois podem causar acidentes e interromperem a obra.

Adote tecnologia

Quando a tecnologia é implantada em obras, há uma melhora significativa no controle de toda a produção, reduzindo gastos, prazos e mão de obra. Há também a questão da organização do canteiro, onde o estoque e materiais são controlados e posicionados de forma correta no terreno. Todo o controle da equipe, programação de etapas e vistorias podem ser feitos por meio de tablets e smartphones, que sincronizam os dados do canteiro com o escritório pela internet. Dessa forma, problemas são detectados e resolvidos rapidamente, sem comprometer o andamento da obra.

Brasília

CSG 08 - Lote 09
Taguatinga Sul - DF
CEP: 72035-508
Fone: (61) 3356-0060

Goiânia

Av. São Francisco, Quadra 40,
Lote 96, Santa Genoveva,
Goiânia - GO | CEP: 74670-010
Fone: (62) 3207-0061

© 2016 Prodesivo - Soluções Construtivas