Dicas de reciclagem para o canteiro de obras

Publicado: 2016-06-22 20:25:46 3 Comentários Sustentabilidade,Construção,Reciclagem

A construção civil, como inúmeras outras atividades, é uma grande produtora de resíduos. É estimado por algumas construtoras, como a americana Capterra, que até um terço dos materiais empregados na obra podem ser desperdiçados, levando os cuidados com o planejamento e a reciclagem a ganhar mais atenção. É inevitável a produção de resíduos no canteiro de obras, mas ações mais conscientes vêm ganhando força e tornando as obras mais sustentáveis. É possível minimizar os impactos das obras com medidas simples, que agem não apenas em prol do meio ambiente, mas também da economia das construtoras. E pensando nisso, o post de hoje te dará dicas de como ser mais consciente no uso de materiais e como alguns podem, inclusive, ser reutilizados. Confira!

No início do projeto, uma saída para evitar o desperdício é checar com os fornecedores a possibilidade de devolução de material excedente, já que muito conteúdo fica intocável durante a construção. É possível também revender tais sobras para outras obras, um fator que além de sustentável, gera economia para a construtora e cliente.

Também é possível empregar a reciclagem nos canteiros de obras, e os materiais têm mais utilidade do que muitas pessoas imaginam. A alvenaria pode servir para produção de bases rodoviárias, quando trituradas, ou até mesmo sendo reutilizadas, quando em bom estado. Materiais orgânicos, como a madeira, podem servir como fonte energética quando utilizados como biocombustíveis, e isto independe do seu estado de conservação. Metais são facilmente derretidos e utilizados para criar algo totalmente novo, destino similar que tem os papéis, que passam por um processo de reciclagem e ganham nova vida.

Além dos benefícios citados, é importante atentar-se às consequências que as más práticas podem trazer ao ambiente próximo à construção. Alguns exemplos comuns são a poluição pelo chumbo encontrado em alguns materiais, metal que possui um alto nível de toxicidade ou peças compostas por gesso, que libera enxofre quando em contato com água e resulta em uma reação que gera gás sulfídrico, venenoso aos seres vivos.

Brasília

CSG 08 - Lote 09
Taguatinga Sul - DF
CEP: 72035-508
Fone: (61) 3356-0060

Goiânia

Av. São Francisco, Quadra 40,
Lote 96, Santa Genoveva,
Goiânia - GO | CEP: 74670-010
Fone: (62) 3207-0061

© 2016 Prodesivo - Soluções Construtivas