Cinco dicas de segurança para trabalhadores da construção civil

Publicado: 2016-06-22 20:24:47 3 Comentários Sustentabilidade,Construção,Reciclagem

A área da construção civil está em constante crescimento: basta olhar em volta para ver diariamente novos prédios em construção e centendas de anúncios de investimento no setor por toda parte. E, com o ritmo acelerado de produção que este setor exige, é preciso tomar bastante cuidado para garantir a segurança dos trabalhadores da área, que infelizmente ainda sofre com incidentes constantes. Confira então a nossa lista com cinco dicas de segurança para trabalhadores da construção civil:

1. Observar as normas de segurança

O primeiro passo é conferir as normas regulamentadoras de segurança. É responsabilidade do Arquiteto ou Engenheiro da obra garantir que as normas da Portaria N°3.214/78 do Ministério do Trabalho sejam observadas para que o trabalhador da construção civil possa realizar seu ofício com a devida atenção e cuidado. No caso do uso e manipulação de equipamentos pesados,, a portaria define como material para uso contínuo EPI´s como botas de borracha, capacete, luvas, protetores auriculares, máscara e óculos de proteção.

2. Fornecimento educacional

Sabemos que a área da construção civil muitas vezes é pautada pela experiência adquirida pelo trabalhador, entretanto, a capacitação técnica é um investimento muito importante para garantir a segurança individual e a qualidade do serviço, além de contribuir com a própria formação humana da equipe como um todo.

3. Comunicação entre os Engenheiros/Arquitetos e o Mestre de Obras

A organização de uma obra deve obedecer a hierarquia entre os Engenheiros e Arquitetos que planejam a construção e o Mestre de Obras que orienta os demais trabalhadores. E, para garantir a segurança da construção, é necessário o constante diálogo e entendimento entre todos os envolvidos, em todas as etapas e em cada função. Aqui a comunicação é fundamental.

4. Uso adequado dos equipamentos de proteção

O uso de Equipamentos de Proteção Individual (EPI) adequados durante todo o período de trabalho é de fundamental importância para garantir a segurança dos trabalhadores da construção civil. Equipamentos que causam grandes ruídos, como os misturadores de cimento, furadeiras, britadeiras, entre outros, requerem que sua manipulação seja feita com os equipamentos adequados, evitando acidentes posteriores por conta do ruído da máquina, pelo contato direto com o cimento, postura inadequada ao operar a máquina, e assim em diante.

5. Planejamento adequado

Ao observar todas estas dicas nota-se o quão complexo é o trabalho na construção civil, por isso é preciso estar muito atento a todo o fluxo

da obra, independentemente de qual a função desempenhada. É essencial que os responsáveis garantam que os profissionais envolvidos sejam devidamente capacitados e só realizem o trabalho de acordo com a sua experiência profissional, respeitando as devidas normas de segurança

Brasília

CSG 08 - Lote 09
Taguatinga Sul - DF
CEP: 72035-508
Fone: (61) 3356-0060

Goiânia

Av. São Francisco, Quadra 40,
Lote 96, Santa Genoveva,
Goiânia - GO | CEP: 74670-010
Fone: (62) 3207-0061

© 2016 Prodesivo - Soluções Construtivas